Psicoterapia Familiar

A família como núcleo organizador e de bem-estar para todos os seus elementos

A psicoterapia familiar é uma intervenção que visa a reorganização de alguns padrões de comunicação na família que tendem a gerar sintomas num dos elementos ou mau estar num ou mais elementos.

Visa potenciar a fluidez de canais de comunicação construtivos no grupo, para que este seja cada vez mais um núcleo organizador potenciador de bem-estar e desenvolvimento para cada um dos seus elementos.

Tem como objetivo principal auxiliar a família na conquista ou reconquista de relações harmoniosas, respeitosas e saudáveis entre os seus membros.

Além disso, a terapia familiar pode ter como foco o tratamento de um de seus membros. Muitas vezes, a dependência química do filho mais velho, o alcoolismo do pai ou a depressão da mãe é o evento que traz o despertar para o fato de que as relações familiares carecem de alguma intervenção. Não que esses eventos tenham como causa única a disfunção relacional familiar, isto é, a degradação nas relações entre os membros da família, mas mudanças nos padrões da família podem contribuir para a solução desses comportamentos-problema.

Seja com o objectivo de melhorar as relações no contexto familiar, ou tratar um membro por meio das mudanças nessas relações, o terapeuta familiar cumpre o papel de arquitecto do diálogo (Guimarães & Streithorst), num contexto em que clientes e terapeuta participam activamente da análise do cenário histórico e presente, da elaboração do plano de mudanças e das transformações posteriores.

Psicoterapia Individual

Click to add your own text here

Psicoterapia de Casal

Click to add your own text here

Psicoterapia Familiar

Click to add your own text here

Constelações Familiares

Click to add your own text here